sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

MATURIDADE

"Maturidade é a habilidade de controlar a ira e resolver as discrepâncias sem violência ou destruição.
Maturidade é paciência; e a vontade de deixar para depois o prazer imediato em favor de um benefício a longo prazo. Maturidade é perseverança; é a habilidade de levar um projecto ou uma situação adiante, apesar de forte oposição e retrocessos decepcionantes.
Maturidade é a capacidade de encarar desgostos e frustrações e derrotas sem queixa nem abatimento. Maturidade é humildade; é ser suficientemente grande para dizer me enganei; e, quando está correcta, a pessoa madura não necessita experimentar a satisfação de dizer: "te falei".
Maturidade é a capacidade de tomar uma decisão e mantê-la; os imaturos passam suas vidas explorando possibilidades, para, no fim, nada fazerem. Maturidade significa confiabilidade: manter a própria palavra, superar a crise; os imaturos são os mestres da desculpa, são os confusos e desorganizados; suas vidas são uma mistura de promessas quebradas, amigos perdidos, negócios sem terminar e boas intenções que nunca se convertem em realidade.
Maturidade é a arte de viver em paz com o que é impossível mudar!!!"

Acho que estou a atingir a maturidade, preciso apenas dominar a arte de viver em paz com o que é impossível mudar! Isso implica também aceitar que não compreenderei (nem serei facilmente compreendida pelos mais jovens) e, consequentemente, devo retornar definitivamente à companhia mais adulta.
No fundo é regressar às origens: sempre preferi o convívio com pessoas mais velhas, pela gentileza da linguagem e do trato, possibilidade de partilha de conhecimentos por elas adquiridos e sensação de protecção que me dão.
Do ponto de vista romântico, gosto de cavalheiros, bem educados e cultos, qualidades que também pressupõem experiência de vida.
Acho bonita esta fase da vida em que me encontro - maturidade - em que mesmo os erros cometidos são uma opção consciente e não uma acção inconsequente e irreflectida.

Sem comentários:

Enviar um comentário