domingo, 27 de setembro de 2009

Fartei-me deste jogo (e dos seus jogadores)


"Só o desejo inquieto, que não passa,
Faz o encanto da coisa desejada...
E terminamos desdenhando a caça

Pela doida aventura da caçada."


Mário Quintana


Oito anos volvidos, ando a aprender o gosto da "caça" e a desdenhar brincar às "caçadas"

In the face of life the true dream is being able to dream at all


"Maybe we accept the dream has become a nightmare. We tell ourselves that reality is better. We convince ourselves it's better that we never dream at all. But, the strongest of us, the most determined of us, holds on to the dream or we find ourselves faced with a fresh dream we never considered. We wake to find ourselves, against all odds, feeling hopeful. And, if we're lucky, we realize in the face of everything, in the face of life the true dream is being able to dream at all."

Anatomia de Grey

XUTOS E PONTAPÉS (CONCERTO DOS TRINTA ANOS)


E de repente dei-me conta que adoro estar apaixonada!!!

TEMPO DE AFECTOS


"I get that you're scared. But you're not going to have to feel like that again. Because (...) I'm not gonna cheat on you, and I'm not gonna go anywhere! 'Cause, I think you're my best shot at... I think with you... you make me better. You make me wanna BE better. You make me want to be good. And I think I can. With you. I think I can. So I'm not going anywhere, and you can stop hiding. And if you wanna be scared that's okay just be scared with me."

Anatomia de Grey

sábado, 26 de setembro de 2009

O AMOR EM TEMPOS MODERNOS (Sawabona/Shikoba)


"Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o inicio deste milénio. As relações afectivas também estão passando por profundas transformações e revolucionando o conceito de amor. O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos, na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto, e não mais uma relação de dependência, em que um responsabiliza o outro pelo seu bem-estar.

A ideia de uma pessoa ser o remédio para nossa felicidade, que nasceu com o romantismo, está fadada a desaparecer neste início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma fracção e precisamos encontrar nossa outra metade para nos sentirmos completos.
Muitas vezes ocorre até um processo de despersonalização que, historicamente, tem atingido mais a mulher. Ela abandona suas características, para se amalgamar ao projecto masculino.
A teoria da ligação entre opostos também vem dessa raiz: o outro tem de saber fazer o que eu não sei. Se sou manso, ele deve ser agressivo, e assim por diante. Uma ideia prática de sobrevivência, e pouco romântica, por sinal.

A palavra de ordem deste século é parceria. Estamos trocando o amor de necessidade, pelo amor de desejo. Eu gosto e desejo a companhia, mas não preciso, o que é muito diferente. Com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, as pessoas estão perdendo o pavor de ficar sozinhas, e aprendendo a conviver melhor consigo mesmas. Elas estão começando a perceber que se sentem fracção, mas são inteiras. O outro, com o qual se estabelece um elo, também se sente uma fracção. Não é príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas um companheiro de viagem.
O homem é um animal que vai mudando o mundo, e depois tem de ir se reciclando, para se adaptar ao mundo que fabricou. Estamos entrando na era da individualidade, o que não tem nada a ver com egoísmo. O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral.

A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa a aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguem trabalhar sua individualidade. Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afectiva.

Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado. A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afectivas são óptimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem.
Cada cérebro é único. O nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém. Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gémea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.

Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro. Ao perceber isso, ele torna-se menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.

O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. Nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo...

Caso tenha ficado curioso(a) em saber o significado de SAWABONA, é um cumprimento usado no sul da África quer dizer: “Eu Te respeito, eu te Valorizo, você é importante para mim”. Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA que é: “Então eu existo para você” "

Autor: Flávio Gikovate, Médico Psicanalista

ANDO TÃO LAMECHAS :P

Como dizia o poeta
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Não há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Quem nunca curtiu uma paixão, nunca vai ter nada, não.

Vinicius de Moraes

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Assim a vida tem muito mais graça...


"Fica sabendo que não tenho medo. (...) que se lixem os outros. As outras. A outra. Aquela com quem estás agora. Doemos o seu corpo à ciência, abandonemo-la à sua sorte. Sou imatura e irresponsável, (...) e faço beicinho para que sejas meu. (...) Mortifica-te, estás à vontade, o remorso a jorrar de ti madrugada fora (...). Fica sabendo que não hesito; que espezinho e que comando; que faço fitas e abandono, e que não sou de fiar. És-me tão difícil quanto inesperado; és a incoerência, a incongruência, a vida vista de baixo para cima. És o dueto entre a raiva e a meiguice, entre o medo que tens do medo e a investida cega do herói solitário. Às vezes de noite quando finjo que sossego, amo-te. Também te amo em certos momentos do dia e chega a haver alturas em que te adoro, isso nos intervalos em que te esqueço. (...) Quero-te perto, nas imediações, não me interessa se agora não dá, faz a trouxa e vem de malas aviadas que a estada pode prolongar-se. Sou egoísta, esporádica, imódica, e às vezes até asmática. Falta-me o ar quando me ignoras, arremelgo os olhos e arquejo, não tenho culpa, é uma doença, uma condição que me definha, tragam-me a bomba por favor. Morro se me viras as costas, se não me telefonas, se não me envias bonecos tontos que se rebolam a rir quando a ocasião pediria apenas um breve sorriso contido. Morro e olha, eu não brinco com estas coisas, vou parar-me já o coração. Escuta, ainda bate, o parvo, o teimoso: já te disse que às vezes te adoro?"

in http://umamoratrevido.blogspot.com/

DEIXA ACONTECER

Ah..Não tente explicar
Nem se desculpar
Nem tente esconder
Se vem do coração
Não tem jeito, não
Deixa acontecer

O amor, essa força incontida,
Desarruma a cama e a vida
Nos fere, maltrata e seduz
É feito uma estrela cadente
Que risca o caminho da gente
Nos enche de força e de luz

Vai debochar da dor
Sem nenhum pudor
Nem medo qualquer
Ah...sendo por amor
Seja como for
E o que Deus quiser

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A VIDA É FEITA DO QUE SE SENTE... E EU QUERIA DIZER-TE TANTA COISA!

"Queria dar-te colo, embalar-te no meu regaço e dizer-te baixinho que tudo está bem quando acaba bem. Queria adormecer essa tua inquietação, dar conta de todos os teus medos, decepar a loucura que desliza dentro de ti como uma enguia sem tino, com tamanha violência que quando sibila se ouve cá fora em redor, escoando-se pelos orifícios da tua pele. Queria garantir-te que, comigo por perto, nada ninguém nunca poderá fazer-te mal, que podes fechar os olhos, descontrair os músculos, deitar para o lixo todos os químicos que agora te permitem a posição vertical e fingires para os outros que és tu. Queria dizer-te que sei que estás algures dentro de ti e que esse invólucro que apresentas é apenas uma pele seca que mais cedo ou mais tarde largarás pelo caminho, quando me souberes lá à frente à tua esfera. Queria que percebesses que há entre nós um laço, mais do que um laço, um nó górdio, um amor complexo e irremediável, cheio de voltas e contravoltas, que ninguém poderá cortar com a sua espada, mesmo que especialmente desembainhada para o efeito. (...)"

http://umamoratrevido.blogspot.com/

A perfeição não existe... mas não é razão para se aceitar qualquer coisa!

"(...) quem procura a pessoa perfeita baseando a sua busca num modelo abstracto acaba a sua vida emocional no abstracto, que é o limbo dos sonhadores que nunca conseguem cumprir os seus sonhos. NÃO escolhemos por quem nos apaixonamos e, depois da paixão consumada, não escolhemos amar esta ou aquela pessoa. Podemos encontrar força suficiente para nos afastarmos de alguém que amamos e que nos faz mal, mas é impossível fingir que amamos alguém só porque essa pessoa preenche todos os itens da nossa folha de Excel(...)"

MRP

domingo, 20 de setembro de 2009

Not good enough for me?!

Sou constantemente criticada por alegadamente:
- ser exigente nas relações pessoais;
- ter expectativas profissionais demasiado elevadas;
- exigir ser sempre tratada de forma educada;
Tenho ideia de que o facto de tentar pautar a minha conduta por valores humanistas e éticos é também apontado como uma "grave falha" da minha parte!!!

Meus amigos, obviamente só se assusta com o meu nível de exigência quem não está à minha altura!!!

Um Homem adulto nunca tem medo de uma Mulher (por muito exigente que ela seja) e um amigo verdadeiro é um amigo presente (mesmo que fisicamente ausente).

(I BELIEVE I'M FINALLY BACK TO WHERE I BELONG...)

A PROPÓSITO DISTO E DAQUILO...


"Se não correres atrás do que queres, nunca vais conseguir. Se não pedires, a resposta será sempre não. Se não deres um passo a frente, permanecerás sempre no mesmo lugar."

As lagrimas da lua, Nora Roberts

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O MAIS IMPORTANTE DA VIDA SÃO OS AFECTOS!



"Um grande erro: crer-se mais importante do que se é e estimar-se menos do que se vale." Johann Goethe ​

"Os guerreiros da luz mantêm o brilho nos olhos. Estão no mundo que Deus lhes concedeu e fazem parte da vida de outras pessoas. Começam suas jornadas sem alforjes e sandálias. Muitas vezes são covardes. Nem sempre agem certo. Os guerreiros da luz sofrem por coisas inúteis, têm atitudes mesquinhas e às vezes se julgam incapazes de crescer. Frequentemente acreditam-se indignos de qualquer bênção ou milagre. Os guerreiros da luz nem sempre têm certeza do que estão fazendo aqui. Muitas vezes passam noites em claro, achando que suas vidas não têm sentido.Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque se perguntam. Porque procuram uma razão, que com certeza irão encontrar."

Paulo Coelho

É FIM DE SEMANA!!!!!!!!!!!!!!!!

"É assim que te quero, amor,
assim, amor, é que eu gosto de ti,
tal como te vestes
e como arranjas
os cabelos e como
a tua boca sorri,
ágil como a água
da fonte sobre as pedras puras,
é assim que te quero, amada,
Ao pão não peço que me ensine,
mas antes que não me falte
em cada dia que passa.
Da luz nada sei, nem donde
vem nem para onde vai,
apenas quero que a luz alumie,
e também não peço à noite explicações,
espero-a e envolve-me,
e assim tu pão e luz
e sombra és.
Chegastes à minha vida
com o que trazias,
feita
de luz e pão e sombra, eu te esperava,
e é assim que preciso de ti,
assim que te amo,
e os que amanhã quiserem ouvir
o que não lhes direi, que o leiam aqui
e retrocedam hoje porque é cedo
para tais argumentos.
Amanhã dar-lhes-emos apenas
uma folha da árvore do nosso amor, uma folha
que há-de cair sobre a terra
como se a tivessem produzido os nosso lábios,
como um beijo caído
das nossas alturas invencíveis
para mostrar o fogo e a ternura
de um amor verdadeiro."

PABLO NERUDA


domingo, 13 de setembro de 2009

Quem diz que é impossível uma mulher ter bons amigos homens?

"Eu tenho os melhores do mundo, entre maridos de amigas minhas, um ex-namorado da adolescência e vários homens com quem nunca troquei sequer um beijo, embora a nossa amizade seja feita de abraços.O meu primeiro amigo foi (...) . Ele tinha sempre tempo e paciência para me levar ao cinema e para me ir buscar às festas quando já estava farta de estar lá. Todos os dias apanhávamos o mesmo autocarro, o 33, ele saía na minha paragem, levava-me à porta do liceu e depois ia a pé para o liceu onde andava. Mais tarde, quando já tinha carta de condução e eu ainda não, dava-me boleia para a faculdade e saíamos à noite. (...). Talvez tenha sido com ele que aprendi a confiar na amizade masculina. Depois, vieram os amigos da praia onde passava férias desde miúda, os amigos da faculdade, amigos que fui conhecendo aqui e ali. A maior parte entrou na minha vida há 20 anos, os que sobram, há dez. E todos os anos vou às festas de aniversário deles e estão sempre presentes (...) momentos importantes da minha vida.Eles fazem parte do meu património emocional. (...) Alguns vivem longe, outros a dez minutos da minha casa. Quando tenho um problema ou preciso de conversar, sei que (...) terão tempo para me atender, para vir ter comigo, para me ouvir e para me ajudar. Eles estão presentes na minha vida desde sempre, já fazem parte da mobília. A AMIZADE entre sexos não é evidente, mas é possível. Tem regras de ouro que devem ser respeitadas. Deve ser sincera, sem cerimónias e completamente a preto e branco, para que tudo seja claro e sem ambiguidades. Não há outra forma. Se um dos lados quiser colorir o cenário, corre o risco de estragar tudo. Deve ser como um filme mudo: nunca é preciso dizer tudo e as cores nunca se alteram, nem mesmo quando a película é restaurada. É o chamado preto no branco, agora e sempre, sem preço nem prazo de validade. E agora a pergunta que se desenha na cabeça de todos os leitores é: como se lida com a atracção física quase sempre inerente a uma relação onde existem pontos de vista em comum, proximidade e intimidade? A resposta é simples: com bom senso e disciplina. Os peixes é que comem tudo o que se lhes atira para o aquário. Segundo a teoria da evolução de Darwin, já largámos as escamas há demasiado tempo para sermos assim tão básicos. Se a regra do preto no branco é quebrada, então não estamos a falar de uma verdadeira amizade"

Um homem não é um peixe de MRP in http://sol.sapo.pt/blogs/margaridarebelopinto/default.aspx

Bem, talvez agora seja o momento de agradecer aos amigos que me ajudam a ser quem sou, percebem as minhas dúvidas e frustrações e, acima de tudo, me ouvem nos momentos de crise e me abraçam nas vitórias! Obrigada :)

sábado, 12 de setembro de 2009

"What you get by achieving your goals is not as important as what you become by achieving your goals."


"Someone receives a promotion, gets an important assignment, makes a major discovery, or moves into the president's office. ''He's lucky',' an envious person remarks. ''He gets the breaks; they're always in his favor'.' In reality, luck or the breaks of life had little or nothing to do with it. So-called ''luck'' usually is found at the exact point where preparation meets opportunity. For a time, an individual may get ahead by ''pull',' but eventually someone with push will displace him. Success is not due to a fortuitous concourse of stars at our birth, but to a steady trail of sparks from the grindstone of hard work each day."
Kenneth Hildebrand

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

"É quando já não esperamos nada das pessoas que elas morrem no nosso coração"


"We all remember the bed time stories of our childhood. The shoe fit Cinderella, the frog was turned into a prince, sleeping beauty was awakened with a kiss. Once upon a time and then they lived happily ever after. Fairy tales. The stuff of dreams. the problem is, fairy tales don't come true. It's the other stories. The ones that start in dark and stormy nights and end in the unspeakable. The nightmares always seem to become the reality. (...) Once upon a time, happier ever after. The stories we tell are the stuff of dreams. Fairy tales don't come true. Reality is much stormier. Much murkier. Much scarier. "

Anatomia de Grey (season 5)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

...

Be careful what you wish for, 'cause you just might get it all...
and then, some you don't want

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

QUE SAUDADES DAS CARTAS DE AMOR...

"Exma. Senhora D. Ophélia Queiroz:

Um abjecto e miserável indivíduo chamado Fernando Pessoa, meu particular e querido amigo, encarregou-me de comunicar a V. Ex.ª — considerando que o estado mental dele o impede de comunicar qualquer coisa, mesmo a uma ervilha seca (exemplo da obediência e da disciplina) — que V. Ex. ª está proibida de:

(1) pesar menos gramas,

(2) comer pouco,

(3) não dormir nada,

(4) ter febre,

(5) pensar no indivíduo em questão.

Pela minha parte, e como íntimo e sincero amigo que sou do meliante de cuja comunicação (com sacrifício) me encarrego, aconselho V. Ex.ª a pegar na imagem mental, que acaso tenha formado do indivíduo cuja citação está estragando este papel razoavelmente branco, e deitar essa imagem mental na pia, por ser materialmente impossível dar esse justo Destino à entidade fingidamente humana a quem ele competiria, se houvesse justiça no mundo.

Cumprimenta V. Ex. ª

Álvaro de Campos

Eng. Naval"


Que tristeza esta de já não haver cartas de amor... Restam-nos as sms e - quando temos sorte - um ou outro e-mail inspirado. Às vezes bate-me a saudade dos tempos em guardava em baús os recados e mensagens, os postais e os poemas. Era tão bom receber missivas inesperadas com palavras doces e tolas, que eram furiosamente rasgadas nos momentos tristes e logo reconstruídas com fita-cola se as pazes eram feitas. Quem quer agora choramingar sob e-mails ou como podemos rasgar sms?!!! Perdeu-se tanto romantismo com o fim das cartas de amor que, às vezes nem lamechas, já apetece ser...


"Bebezinho do Nininho-ninho:

Oh!

Venho só quevê pâ dizê ó Bebezinho que gotei muito da catinha dela. Oh!

E também tive munta pena de não tá ó pé do Bebé pâ le dá jinhos.

Oh! O Nininho é pequenininho!

Hoje o Nininho não vai a Belém porque, como não sabia se havia carros, combinei tá aqui às seis ho'as.

Amanhã, a não sê qu'o Nininho não possa é que sai daqui pelas cinco e meia. [desenho de uma meia] (isto é a meia das cinco e meia).

Amanhã o Bebé espera pelo Nininho, sim? Em Belém, sim? Sim?

Jinhos, jinhos e mais jinhos.

assinatura de Fernando Pessoa"



sábado, 5 de setembro de 2009

The ugly truth

Fui ao cinema ontem. E ainda estou a pensar no filme!

Dizia a sinopse:
"A guerra dos sexos entre homens e mulheres volta a ser tema nesta arrojada comédia, (...) Abby Richter, é uma implacável e romântica produtora de um programa de tv, que busca o Sr Perfeito. Quando as audiências começam a sofrer quedas, vão recorrer a Mike Chadway, uma figura pública séria do mundo da tv. Ambos tentam fazer valer das suas ideias e provar que a sedução é uma arma a recorrer para encontrar o amor e, quem sabe a alma gémea."

Contudo a mim deu-me para pensar...
Não vi qualquer guerra dos sexos, limitei-me a observar a caricatura das relações humanas e a forma como as mesmas tendencialmente se desenvolvem.
Temos uma mulher bonita à procura do príncipe encantado; o médico perfeito que a mulher bonita anseia por conquistar; e um sujeito com bom aspecto (mas com uma objectividade e uma visão da vida tão animalesca que às vezes choca ouvir as verdades que diz) que se propõe a ensinar-lhe meia dúzia de truques para "apanhar" o médico-perfeito.

As regras de sedução que são ensinadas às mulheres são realmente perfeitas e só podem resultar:
1. SEXO
Mike Chadway: so you wanna win a man over?
You don't need 10 steps. You need one and it's called a blowjob.

2. NÃO SER EXIGENTE
Mike: Rule #1: Never criticize.
Abby: Even if it's constructive?
Mike: Never. Men are incapable of growth, change, or progress.
3. AGIR COMO UMA "PARVINHA"
Mike: Rule #2: Laugh at whatever he says.
Abby: What if what he says isn't funny?
Mike: That's irrelevant. A fake laugh is like a fake orgasm.
Abby: A fake orgasm is good?
Mike: No, but a fake orgasm is better than no orgasm at all.
Abby: A fake orgasm is no orgasm.
Mike: Only to you. You're not the only person in the room you know? Let's not be selfish.
Abby: *laughs*
Mike: Now that was perfect. Real or fake?
Abby: You'll never know.

4. TRANSFORMAR-SE EM MERO OBJECTO DE DESEJO
4.1. Escolher soutiens que nos façam andar de peitos empinados;
4.2. Vestir calças que nos realcem o rabiosque;
Mike: Rule #3: You'll have to change your look.
Abby: What's wrong with my look?
Mike Chadway: You’re all about comfort and efficiency!
Abby Richter: What’s wrong with comfort and efficiency?
Mike Chadway: Well nothing, except no one wants to fuck it.

Mike: Length is very important.
We need short enough to see some thigh, but not so short to see badge.

Mike: Now that is a bra. Boobies in this says "Put me in your mouth. I taste good."
Mike: Men like something to grab on, other than your ass.
Em suma, basta esconder quem somos, o que gostamos e a forma como nos sentimos bem! Sempre sexys, sensuais, sorridentes e sem pensar muito... VERDADEIRAS BONECAS!
Acredito que resulte... mas será que conseguiremos continuar a viver connosco e a gostar de nós mesmas? Tenho muitas dúvidas...

Nota: o fim do filme é ficção. Finais felizes e pessoas que nos aceitem como somos, só mesmo nas histórias de encantar (e mesmo essas estão a mudar).

What I wanted was ... You!

"Iris: I've found almost everything ever written about love to be true. Shakespeare said "Journeys end in lovers meeting." What an extraordinary thought. Personally, I have not experienced anything remotely close to that, but I am more than willing to believe Shakespeare had. I suppose I think about love more than anyone really should. I am constantly amazed by its sheer power to alter and define our lives. It was Shakespeare who also said "love is blind". Now that is something I know to be true. For some quite inexplicably, love fades; for others love is simply lost. But then of course love can also be found, even if just for the night. And then, there's another kind of love: the cruelest kind. The one that almost kills its victims. Its called unrequited love. (...)"
The Holiday (2006)