Daniel Nascimento
SOU UM ESPÍRITO LIVRE... "(escrevo) Para pensar. Para compreender. Acontece que eu sou assim. Preciso de registar as coisas para sentir que as compreendo plenamente."
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Futilidade e Preconceito
Daniel Nascimento
quinta-feira, 30 de julho de 2009
FRASES CURTAS (5)
When I love you a little less than before?"
ADORO AS FÉRIAS!!!
LEITURA DE PRAIA
"(...)as recordações são o combustível que permite às pessoas continuarem vivas.(...)acho que se não tivesse essa tal gaveta cheia de recordações dentro de mim, há muito que me teria deixado ficar caída no fundo da valeta e deixado morrer. Só porque posso trazer à luz do dia as memórias que essa tal gaveta encerra - tanto as lembranças importantes como as outras, que de nada servem - é que me aguento no balanço e consigo levar por diante o pesadelo que representa esta vida. Alturas há em que chego a pensar que já não aguento mais, mas, depois, de uma maneira ou de outra, a verdade é que consigo."
"(...)não podemos traçar uma linha para dividir as nossas vidas e dizer aqui é a luz e aqui é a sombra. Existe uma zona de sombras no meio, marcada pela semiobscuridade. Faz parte da inteligência saudável reconhecer esses matizes, compreendê-los. E adquirir esse inteligente conhecimento das coisas, implica tempo e esforço."
Haruki Murakami
After Dark, os passageiros da noite
quarta-feira, 29 de julho de 2009
FRASES CURTAS (4)
To be true lovers together
To love and live forever in each others hearts
It's a long hard fight
To learn to care for each other
To trust in one another right from the start
When you're in love"
terça-feira, 28 de julho de 2009
FRASES CURTAS (3)
E tu a convenceres-te que não é bem assim...
Era eu a mostrar-te o meu lado mais puro
E tu a argumentares os teus inevitáveis(...)
Eras tu a falar para esconder a saudade
E eu a esconder-me do que não se dizia
Afinal quebramos os dois...(...)
Eu fugia do toque como do cheiro
Por saber que era o fim da roupa vestida(...)
É quase pecado o que se deixa......
Quase pecado o que se ignora..."
FRASES CURTAS (2)
segunda-feira, 27 de julho de 2009
FRASES CURTAS (que o tempo é de férias)
domingo, 26 de julho de 2009
Moderar as Expectativas...
"Ordinário desaire de tudo o que é muito celebrado antes é não chegar depois ao excesso do que foi concebido. Nunca o verdadeiro pôde alcançar o imaginado, porque fingir perfeições é fácil; difícil é consegui-las.
Casa-se a imaginação com o desejo e concebe sempre muito mais do que as coisas são. Por maiores que sejam as excelências, não bastam para satisfazer o conceito, e, se o enganam com exorbitante expectação, é mais rápido o desengano que a admiração. A esperança é grande falsificadora da verdade: que a cordura a corrija, fazendo que a fruição seja superior ao desejo. Princípios de crédito servem para despertar a curiosidade, não para empenhar o objecto. Melhor resulta quando a realidade excede o conceito e é mais do que se acreditou. Essa regra faltará no que é mau, pois ajuda-o a própria exageração; desmente-a o aplauso, chegando a parecer tolerável o que se temeu ser ruim ao extremo."
Baltasar Gracián y Morales, in 'A Arte da Prudência'
TOMORROW IS ANOTHER DAY
Anastacia é a autora da banda sonora de uma fase da minha vida. Não discuto o talento... a mim transmite-me mensagens positivas, dá-me energia.
COM SORTE, UM DIA TAMBÉM ME ACONTECE...
sexta-feira, 24 de julho de 2009
ESCOLHER A FELICIDADE
Agostinho da Silva, in 'Textos e Ensaios Filosóficos'
quarta-feira, 22 de julho de 2009
SER DIFERENTE
Agostinho da Silva, in 'Diário de Alcestes'
DE REGRESSO A CASA
Espero voltar aos poucos à minha rotina, à escrita, à leitura e começar finalmente a usufruir deste verão (ou até gozar uma Primavera tardia).
ESTOU MUITO FELIZ COM A MINHA "NOVA" CASA DE SEMPRE!!!
domingo, 19 de julho de 2009
E que tal mudar a forma como nos vemos (em vez de tentarmos transformar-nos em algo que não somos)?!!
Proust dixit!
quinta-feira, 16 de julho de 2009
FECHADO PARA OBRAS!
Tenho a casa de pantanas!
Estou ansiosa por ver o resultado final e iniciar os retoques de decoração. Esta fase põe-me com mau feitio. Gosto de sossego e arrumação e assim não tenho nenhuma das coisas. E o trabalho que isto dá?!! A traquitana que se acumula com o passar dos anos?! Incrível!!!
Além disso, constatei que passei demasiado tempo rodeada de Homens (no tempo em que tinham barba rija e se destinguiam facilmente das mulheres, quer no aspecto como na personalidade). Hoje - como eles - sou incapaz de distinguir cores como verde jade ou café com leite e outras preciosidades que uma amiga perita no tema (cheia de paciência e com muita dedicação) vai escolhendo para alindar a minha casa. Com fé e confiança lá vou comprando o que me diz, sem a menor aptidão para imaginar o resultado final.
Sou uma péssima "cliente" da minha amiga arquitecta!!!
A verdade é que esta semana tem sido intensa: encontrei muitas coisas que julgava perdidas e outras que nem sabia que tinha! Relembrei amigos que fui perdendo ao arrumar os DVDs, amores que acabaram ao ordenar os CDs e até pessoas importantes que, entretanto, faleceram enquanto catologava livros.
Sou uma pessoa de afectos! E se virmos bem é o que realmente conta: as pessoas passam os afectos permanecem!
segunda-feira, 13 de julho de 2009
A PROPÓSITO DE UMA "DESPEDIDA" INESPERADA NUM QUALQUER AEROPORTO...
http://umamoratrevido.blogspot.com/
domingo, 12 de julho de 2009
A TEORIA NÃO CUSTA... GOSTAVA ERA DE VER ISTO NA PRÁTICA!!!
Há um lado alquímico no amor, aquela capacidade de entender o outro mesmo quando ainda mal o conhecemos, e de o aceitar com os seus defeitos, os seus cigarros e os seus silêncios. A esse mistério, tão belo quanto inexplicável, junta-se uma boa dose de optimismo, bonomia e bom senso quanto baste para que o dia a dia se torne um prazer e a rotina não o contamine.
É mais ou menos como ser poeta ou realizador de cinema todo os dias: cada cena da vida real pode tornar-se um momento adorável, quando, por exemplo, um acorda e o outro lhe preparou o pequeno-almoço e lhe deixou escrito no wallpaper do computador: ‘good morning my love’. Pode parecer uma lamechice para aqueles cujo coração já secou como uma velha árvore ou se fez em pedra e pó de tanto olhar para o passado, mas para quem o mantém fresco e aberto, pequenos gestos como este são capazes de alterar o ciclo da Lua.
E, para quem sempre acreditou que o amor é feito de pequenos gestos, esta é a maior recompensa para um amor semeado com amor e cuidado. É a lei do eterno retorno enviada por correio azul; Mercúrio dá a mão a Cupido e Vénus aplaude sentada numa nuvem que paira no Olimpo. "
"UMA RELAÇÃO também pode – e deve – ser vista seguindo o espírito dumasiano de um por todos, todos por um, embora mandem as regras do bom senso que todos sejam apenas dois, e que outros elementos de equipa que a ela se juntem apareçam sob a forma de descendentes. Três foi a conta que Deus fez, mas não para casais, apesar do próprio Dumas também ter afirmado que o casamento é um fardo tão pesado que precisa de duas pessoas, por vezes três para carregá-lo. A questão do número é, mesmo assim, menos basilar do que a do género, já que nas últimas décadas as grandes mudanças que se operaram na sociedade serviram para diluir o papel do homem e para fortalecer o papel da mulher enquanto indivíduos, o que resultou em algumas indefinições, ambiguidades e confusões para ambos os lados do campo de jogos.
O HOMEM ainda gosta de se sentir o provider, mas respira de alívio se a mulher também trouxer algum dinheiro para casa; e a mulher apregoa a sua independência alto e bom som mas, no fundo, gosta de ter alguém que a proteja e a apoie. E se qualquer um vai às reuniões da escola ou sabe mudar uma fralda, ainda são as mulheres que amamentam e ainda são os homens que vão para o jardim jogar à bola com filhos.
O ESPÍRITO de equipa é como tudo na vida, exige treino e concentração. É preciso ser humilde, bom ouvinte e ter capacidade para desenvolver empatia pelo outro. Perceber o que é importante para ele, o que o faz feliz e o que mais o incomoda, ao mesmo tempo que temos a obrigação de lhe transmitir o que é importante para nós. Tal como no ténis, há sempre uma rede pelo meio. É preciso deixar que o outro faça os seus serviços e marque alguns pontos, e depois trocar de lado no campo e fora dele, dar espaço e tempo e dar a mão à palmatória se for caso disso, sem nunca perder a mão nem a dignidade. GOSTO de pensar que uma relação envolve mais amor do que poder, mais generosidade do que egoísmo, mais tempo do que dinheiro. Gosto de pensar que uma relação é como uma ponte: a pouco e pouco, os dois lados vão--se aproximando cada vez mais, até àquele momento mágico em que o tabuleiro se une no centro, entre os dois pilares. E, já agora, sem portagens nem cobranças em nenhuma das extremidades. Ou se veste a camisola para o bem e para o mal ou então o melhor é ir a nado. "
http://sol.sapo.pt/blogs/margaridarebelopinto/default.aspx
O VALOR (ESQUECIDO) DA AMIZADE
http://sol.sapo.pt/blogs/margaridarebelopinto/default.aspx
sábado, 11 de julho de 2009
ESTOU DE VOLTA
Ainda não pude descansar e já corro para a loja das tintas e arregaço as mangas para tirar cortinas, quadros e espelhos, esvaziar armários e limpar a fundo tudo quanto acumulei em 9 anos! Doidice, mas apeteceu-me renovar, dar outra cara ao meu refúgio. Vamos ver como corre...
segunda-feira, 6 de julho de 2009
sábado, 4 de julho de 2009
PARA FAZER INVEJA
quinta-feira, 2 de julho de 2009
ÀS VEZES SOU EU QUEM SE VAI EMBORA... MAS O SENTIMENTO É O MESMO!
http://umamoratrevido.blogspot.com/